Se você tem uma ideia incrível para um livro, artigo, blog ou qualquer outro conteúdo escrito, mas sente que não tem tempo ou habilidade para colocar no papel, contratar um profissional ghostwriter pode ser uma excelente solução. Certo, mas como faço para contratar um ghostwriter? E, mais que isso, como encontro o profissional certo para transformar uma ideia em palavras?
Neste post, você aprenderá o passo a passo para contratar um ghostwriter e garantir que o projeto do seu livro saia do papel de uma vez por todas!
O que é um ghostwriter?
Um ghostwriter é um escritor profissional que cria conteúdos para outras pessoas, cedendo em contrato todo o crédito pela autoria. O cliente fornece as ideias, direcionamentos e objetivos e o ghostwriter transforma tudo isso em um texto coeso, envolvente e bem estruturado.
Passo 1: definindo um objetivo
Antes de contratar um ghostwriter, tenha clareza sobre o que deseja escrever. Questões para pensar antes de contratar um ghostwriter:
- Qual é o tema do livro que quero escrever?
- Qual é o público-alvo deste livro?
- Qual é o tom e estilo desejado para estabelecer essa conversa?
- Qual é o prazo esperado para a conclusão do livro?
Ter essas respostas facilitará a comunicação com o ghostwriter, garantindo um alinhamento mais eficiente.
Passo 2: pesquisando ghostwriters qualificados
Nem todos os ghostwriters são iguais – longe disso! A dica aqui é: busque profissionais que tenham experiência no tipo de conteúdo que você deseja criar, além de entender a experiência que o ghostwriter apresenta em sua jornada de escrita. Algumas dicas para encontrar um bom ghostwriter:
- Pesquise no Google – essa pessoa tem um site? Tem alguma outra forma de contato facilitado?
- Pesquisa também nas redes sociais – as postagens são profissionais? O conteúdo está atualizado? Há clareza nas informações?
- Geralmente um ghostwriter não tem portfólio porque os clientes não são divulgados. Ainda assim, é possível fazer uma busca e entender outras experiências na área da escrita. Pergunte!
- A partir daí, leia amostras de textos para avaliar a qualidade da escrita.
- Peça uma reunião por vídeo ou faça algum outro contato – deixe seu feeling agir antes de tomar uma decisão.
Passo 3: alinhando expectativas e orçamento
Cada ghostwriter trabalha com um modelo de precificação diferente, que pode variar conforme a complexidade do projeto, prazo e experiência daquele profissional. Durante a negociação, alinhe pontos como:
- Cláusulas contratuais.
- Formato de entrega.
- Quantidade de revisões incluídas.
- Formas de pagamento.
- Prazos de entrega.
Passo 4: assinando o contrato de prestação de serviços
Para garantir segurança para ambas as partes, é fundamental formalizar o contrato. O documento deve conter:
- Escopo do trabalho.
- Prazos e formas de pagamento.
- CNPJ e acordos para emissão de nota fiscal.
- Termos de confidencialidade e direitos autorais.
- Cláusulas de rescisão.
Passo 5: estabelecendo uma comunicação clara
Durante o processo de escrita, a comunicação entre você e o ghostwriter deve ser constante. É importante definir reuniões para alinhar detalhes e esclarecer dúvidas. Quanto mais informações o ghostwriter tiver, mais o texto ficará alinhado com a sua visão.
Passo 6: revisando e validando o conteúdo
Após a entrega do material, revise atentamente o texto e veja se ele atende às suas expectativas. Se necessário, solicite ajustes dentro do que foi combinado no contrato.
E aí, vamos tirar o projeto do seu próximo livro do papel?
Contratar um ghostwriter pode ser a melhor decisão para transformar suas ideias em um conteúdo envolvente. Seguindo este passo a passo, você garantirá um processo tranquilo, profissional e com resultados de alta qualidade.
Agora você já sabe: se precisar de um ghostwriter experiente para seu projeto, entre em contato e vamos conversar.
Gostou deste artigo? Receba um orçamento para o projeto do seu livro!