Table of contents
Share Post

Ghostwriter? O que é um ghostwriter? 

Pois é! Para quem não é da área, é muito comum vir a dúvida quando se tem contato com essa palavra pela primeira vez. Em tradução livre, o ghostwriter é um escritor fantasma. Certo, mas o que faz um ghostwriter? São profissionais especialistas na escrita de textos a partir da voz do seu cliente. O ghostwriter pode escrever livros, livros de não ficção, livros de biografia, livros de autobiografia, discursos, artigos e uma série de outros textos. 

 

Ué, mas se o ghostwriter escreve textos a partir da voz do autor, por que o autor não escreve o seu próprio conteúdo?

A resposta da pergunta clássica: “por que alguém contrataria um ghostwriter?” – é simples! 

 

Falta de tempo para escrever

Muitas vezes os autores desses conteúdos são pessoas com agendas com alta demanda de eventos e compromissos, como lideranças dentro de empresas, atletas, artistas ou pessoas atuantes na política. Outro cenário propício para a contratação de um ghostwriter é aquele que a pessoa até tem um tempo disponível, mas não sabe por onde começar a contar a sua história, nem os caminhos para a escrita de livro ou publicação de livro.

 

Falta aprimorar habilidades técnicas

Geralmente, o ghostwriter tem formação em alguma profissão que proporcionou uma série de habilidades técnicas que asseguram maior repertório para a escrita, traduzindo sua história em textos impactantes. O manuscrito original é entregue pronto e revisado para dar sequência às próximas etapas de publicação.

 

Falta distanciamento

Às vezes ficamos tão imersos em nossa área que acabamos não enxergando pontos fortes que podem ser altamente envolventes na hora de contar uma história. A partir disso, o ghostwriter tem o olhar distanciado e profissional para conseguir avaliar sua história ou conhecimento como um todo, entendendo quais pontos explorar, como dividir e fazer com que os conteúdos sejam apreciados e absorvidos pelos leitores.

 

Então, quer dizer que o ghostwriter vai ser o autor do meu livro?

Não! No contratação de um ghostwriter, todos os direitos autorais sobre a escrita da obra são cedidos para o cliente, ou seja, o autor do conteúdo. Pense no ghostwriter como um profissional que tem uma experiência relevante dentro da escrita, alguém que vai conseguir te ajudar em cada etapa para que o seu livro chegue a um resultado de alta personalização, já que o objetivo é reproduzir a voz do autor.

 

Quais são as etapas da escrita de um livro com ghostwriter?

Já sabemos que um ghostwriter pode escrever livros de não ficção, autobiografias, textos para blog ou newsletter, roteiros, discursos e outros conteúdos, certo? Mas então, como, na prática, esse material ganha vida? O trabalho do ghostwriter inclui uma série de reuniões, entrevistas e pesquisas para alinhar a visão do cliente com a redação do seu conteúdo de expertise. 

 

Ghostwriter: como faço para contratar uma pessoa para escrever meu livro?

Se você precisa de ajuda para transformar suas ideias em um livro, entre em contato e receba um orçamento em instantes! Escreva para: falecom@gabiescreve.com.br



gabrielle-albuquerque

Stay in the loop

Subscribe to our free newsletter.